MARIPOSA ESFINGE

Este lindo animalzinho aguçou-me a curiosidade fotográfica quando me encontrava a disfrutar umas merecidas férias em plena serra do Caldeirão.
Na altura não o soube identificar , no entanto não desisti de o fotografar apesar da dificuldade que senti devido à sua extrema rapidez com que se move de flor para flor.
Foram dezenas de fotos para obter talvez uma dúzia dignas de se chamarem fotografias.
A pesquisa que efectuei na internet revelou-me caracteristicas notáveis deste animal.
É também conhecida por mariposa-colibri devido à semelhança que apresenta com a ave.
Possui uma "lingua" chamada proboste que se encontra normalmente enrolada e que quando desenrola para sugar o nectar das flores, pode atingir até 5 vezes o tamanho do corpo .
Para terminar posso dizer que nestes anos todos em que tirei fotografias(desde 1986), estas foram as que me deram mais luta e sobretudo mais gozo de "bater"






Comentários

ssms disse…
ola amigo olympicooooooooooooooooooooooooooo...bemmmmmmmmm que fotos lindas!!!!!!Fiquei encantada mesmo com as fotos que tiraste com o nosso MAQUINÂO!!! he he. beijos e boas fotos
Anónimo disse…
Olá graças ao seu interesse fotografico, descobri que tipo de inseto magnifico visitava a dama da noite, minha curiosidade foi exatamente como a tua, pensei que fosse um beija-flor miniatura, devido a rapidez com que passava de uma flor a outra. Parabens, lindas, fantásticas e curiosas fotos.

Mensagens populares