HISTORIAS E IMAGENS DA MINHA TERRA I



























CASA ROQUE GAMEIRO


Uma das casas mais antigas e mais belas da Amadora e provavelmente menos conhecidas pelos amadorenses.

A CASA ROQUE GAMEIRO, é uma das mais notáveis referências do património histórico e cultural do Concelho da Amadora. Foi construída, no alto da Venteira, entre 1898 e 1901. A Casa foi edificada para habitação do Pintor Aguarelista e ilustrador de grande prestígio Alfredo Roque Gameiro e da sua família. A Casa comporta um notável conjunto de azulejos reunindo vários motivos e técnicas. O azulejo é o principal elemento decorativo da Casa. As fachadas e interiores são decoradas com diversas composições cerâmicas de grande qualidade, quantidade e diversidade. A Câmara Municipal da Amadora herdou o edifício e promoveu a recuperação da Casa e sua reutilização para fins culturais. É um espaço cultural polivalente capaz de congregar, promover, organizar e implementar diversificadas iniciativas de âmbito cultural. Valências da Casa: Realização de exposições temporárias de índole temática, etnográfica e arqueológica. Realização de pequenos colóquios, recepções, conferências, entre outros. Realização de espectáculos de animação e música. Realização de ateliers.
Horário: Terça a Sábado das 10h00.12h30/14h00.17h30 Encerra aos Domingos, Segundas e Feriados. Morada: Praceta 1ºDezembro, n.º 54, Venteira 2700-688 Amadora Tel.: 21 492 92 30 ; Fax.: 21 492 92 39 Endereço: www.cm-amadora.pt E-mail: crgameiro@iol.pt (Entrada Livre)

Até eu com mais de 4 décadas de Amadora ainda não a tinha visitado após a recuperação, lá me decidi esta semana a fazer uma visita externa essencialmente para tirar umas fotos.

Soube também que está lá decorrer uma exposição fotográfica http://www.f2-8.eu/eventos4.html

Comentários

Nuno de Sousa disse…
Bem caro amigo Rui... que grandes fotos, bela a luz, cor e um texto bem conseguido, belo trabalho que aqui tens Rui, parabéns e um até amanhã,
Abraço,
Nuno
Sandra Rocha disse…
Adorei esta fotoreportagem e fazes muito bem em mostrar o lado bom da Amadora.
Fantásticas fotos.
Beijos e bom fds.
ssms disse…
Na Amadora? estou espantada confesso, aquela amadora que conheço, jamais pensei ter uma belaza dessas por la,sempre a coisas bem escondidas.

Beijo grande!
Unknown disse…
it' s very beautiful ...c' est vraiment tres beau bonsoir .Gerard
Anónimo disse…
Olha que nem parece na "Porcalhota", andei por aí cerca de dois anos e nunca descobri a beleza desse local.
Excelente foto reportagem amigo, sinceros parabéns.
Um abraço.

Mensagens populares